Farmacovigilância

A Gedeon Richter atribui suma importância à segurança no consumo de seus produtos, por isso atua em conformidade às regras estabelecidas pelos órgãos de Saúde reguladores da indústria farmacêutica, como estabelece a Organização Mundial de Saúde (OMS).

 

Se você quiser relatar um efeito adverso, clique em Registre um evento.

 

O que é a farmacovigilância?

De acordo com o conceito da Organização Mundial de Saúde (OMS), a farmacovigilância é definida como “a ciência e atividades relativas à identificação, avaliação, compreensão e prevenção de efeitos adversos ou quaisquer problemas relacionados ao uso de medicamentos”.

 Qual é a importância da farmacovigilância?

Considerando que nenhum medicamento é isento de riscos, é preciso avaliar e considerar se os benefícios do medicamento são maiores que os possíveis riscos. Uma porcentagem significativa de hospitalizações decorrem de eventos adversos de fármacos. Dessa forma, um sistema de farmacovigilância deve ser capaz de identificar possíveis problemas relacionados ao uso de medicamentos de forma efetiva e oportuna, a fim de prevenir ou minimizar eventuais danos à saúde dos indivíduos.

 Os objetivos da farmacovigilância são:
  • Identificar efeitos secundários desconhecidos, causados por medicamentos;
  • Avaliar o risco-benefício de drogas;
  • Fornecer aos consumidores informações sobre o uso seguro e eficácia dos produtos;
  • Facilitar medidas de apoio sobre o uso de drogas mais seguras;
  • Monitorar a eficácia destas medidas.

Declaração de Privacidade

Ao clicar em Registre um Evento, você disponibilizará para a Gedeon Richter do Brasil suas informações pessoais, incluindo as relacionadas à saúde, as quais serão utilizadas exclusivamente para as seguintes finalidades:

1.Cadastramento e análise do evento adverso ou reclamação sobre um produto;
2.Propósitos relacionados à segurança de pacientes e do uso do produto; 
3.Cumprimento de requerimentos de normas e leis, o que pode incluir compartilhamento de tais informações para autoridades governamentais e de saúde do Brasil e de outros países;
4.Fins de auditoria;
5.Compartilhamento, inclusive internacional, para fins de armazenamento;  e/ou 
6.Uso de suas informações de contato para comunicação sobre eventuais dúvidas referentes ao seus relatos enviados.

Poderemos entrar em contato com você por meio do e-mail ou telefone fornecidos. Suas informações poderão ser compartilhadas com nossos parceiros nacionais e internacionais para consecução das finalidades aqui descritas e poderão ser mantidas pelo período necessário para tal ou de acordo com nossas políticas de retenção ou com a legislação aplicável.

Você sempre poderá nos consultar, gratuitamente, à respeito de quais de seus dados estamos armazenando e utilizando.